25 de junho de 2016

Com Brexit, economia britânica mergulha no desconhecido


Os impactos da saída do Reino Unido da UE ainda são uma incógnita, mas aumento do desemprego e dos custos de exportação já é tido como certo.

A saída do Reino Unido da União Europeia significa um mergulho no desconhecido para sua economia. Os especialistas estão divididos sobre os riscos, mas concordam que haverá consequências negativas. O aumento do desemprego e dos custos de exportação e mão de obra de setores dinâmicos, como a construção civil, é tido como certo.

Por enquanto, é só uma tempestade financeira que cobre a City de Londres, o distrito financeiro da capital inglesa, mas a saída do país do bloco europeu terá um impacto global. Nesta sexta-feira, por exemplo, o governo britânico advertiu que podem ser necessários cerca de dez anos para se desvincular da atual relação com a UE e completar todos os acordos comerciais alternativos.

As barreiras comerciais voltarão a ser erguidas durante esse período, com custos de 5,6 bilhões de libras anuais (mais de 25 bilhões de reais) em tarifas, segundo a Organização Mundial de Comércio. O governo prevê “um longo período de incerteza” com “consequências para as empresas locais, para o comércio e para a atração de investimentos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *