23 de janeiro de 2020

CAPS Infantil promove terapia do cuidado para servidores dentro da programação do Janeiro Branco


O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma terapia do cuidado para os servidores que trabalham na unidade visando promover um momento de autocuidado, reflexão e fortalecimento de amizade no ambiente de trabalho. Esse encontro faz parte da programação do Janeiro Branco e ajuda a melhorar ainda mais os cuidados que os servidores oferecem às crianças e adolescentes que são atendidos pelo CASPi. Ao todo, 16 servidores participaram da ação que ocorreu no Hotel Thermas.

A diretora do CAPSi, Ana Leine, defende a realização desses momentos por entender que os servidores também precisam receber e ter momentos de valorização e cuidados especiais. “A gente pensou em um momento, assim como também pensou para os usuários do CAPS Infantil, que os funcionários tivessem específico para eles, para a gente trabalhar as emoções deles. Pensamos em um café da manhã para se confraternizar, posteriormente fizemos um momento que trabalhamos poesias sobre o fortalecimento da amizade.”, disse.

Ana ainda explicou que logo em seguida os servidores tiveram uma reflexão com uma psicóloga da Unidade a respeito da saúde mental do servidor. “Esse momento é muito importa porque a gente fortalece o trabalho em equipe, se enriquece, se conhece, se deixa permitir entrar um pouco na vida do outro. O Trabalho de saúde mental é muito desafiador e nesse trabalho diário a gente precisa ter uma equipe com força e esses momentos nos fortalece e nos engrandecem.”, afirmou.

A psicóloga Cyntia Pinheiro, que atua há 12 anos no CAPS Infantil, tem o mesmo entendimento de trabalhar a saúde mental do servidor. “Como equipe é importante que eles se fortaleçam para poder dar o melhor ao usuário. Nós trabalhamos com crianças e adolescentes com necessidades especiais e transtornos mentais graves. A gente precisa também estar fortalecido para trabalhar com esse adoecimento no dia a dia.”, destacou.

“Nada melhor do que fazer esses momentos de dinâmica, de troca de informações, de emoções que o Janeiro Branco nos proporciona. Para a gente cuidar do outro a gente também precisa de olhar e se cuidar. Nos também temos sentimentos, nossas batalhas diárias, nossos momentos difíceis, mas a gente se fortalecendo enquanto equipe vamos proporcionar um tratamento melhor, um cuidar melhor, uma escuta melhor e por isso esses momentos são muitos importantes.”, explica a psicóloga Cyntia Pinheiro.

A assistente social Flávia Pedrosa do CAPSi participou ativamente de todas as atividades na manhã desta quarta-feira e aprovou a iniciativa. “É muito gratificante poque a gente necessita desses momentos. O servidor se sente acolhido, nos fortalecemos enquanto equipe, nos dá uma energia, nos recarrega emocionalmente, nos revitaliza para seguirmos em frente enquanto missão de ajudar as famílias e crianças que enfrentam transtornos mentais. Se o servidor está bem, se está preparado e emocionalmente bem, com certeza nós iremos acolher melhor, dá uma assistência melhor ao usuário e família.”, afirmou Flávia.

Confira aqui os outros dias de programação do CAPS Infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *