06 de agosto de 2018

Capacitações em Mossoró geram oportunidades a mais de 80 famílias


Mais de 80 pessoas foram beneficiadas nesta sexta-feira, 03, com os cursos de Geração de Oportunidade da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude. Três equipamentos sociais festejaram o encerramento de cursos e outro foi iniciado no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

No CREAS, 20 jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas, atendidos pelo Acolhimento Institucional de Adolescentes (AIA) e pelas Aldeias SOS, começarm o curso de Informática Inicial e Internet, custeado pela Prefeitura de Mossoró e ministrado pelo Senac, com duração de 40 horas.

“Um curso como esse promove a cidadania para estes jovens, como forma de preparar para a profissionalização. Um pontapé inicial para que eles possam sair da zona de vulnerabilidade, de uma série de restrições de conhecimentos para ampliar seus horizontes e seu olhar para o mundo”, disse Elton Ferreira, psicólogo do CREAS.

No Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Bairro Redenção, mais de 20 mulheres receberam certificado de conclusão do cursos de Biscoitos Caseiros. No CRAS Abolição IV, outras 21 receberam o certificado pelo término do curso de Design de Laços. “Eu não tinha nem profissão e hoje estou cheia de encomendas, fora as que eu já vendi. Está sendo minha renda e tem valido muita a pena”, disse Antônia Enilza, beneficiada com o curso de Design de Laços.

Marinez Barboza participou do curso de Salgados na Casa de Nossa Gente (CNG) do Abolição I, onde outras 21 também foram beneficiadas. “O que esse curso proporcionou à minha vida não tem preço. Eu não tinha condições financeiras de investir, mas precisava desse aprendizado. Estou muito feliz”, afirmou.

A secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini, lembrou que todas as mulheres que foram beneficiadas com os cursos estavam desempregadas. “Hoje elas podem desenvolver suas atividades, gerar sua própria renda, ter sua própria autonomia sem sair de casa. É muito gratificante ver o que esses cursos representam na vida dessas mulheres”, concluiu.

Todas as participantes dos cursos receberam orientações do CrediAmigo do Banco do Nordeste, sobre gastos com materiais, lucros, entre outros pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *