18 de janeiro de 2017

Atenção! Foto com sinal da paz deixa digitais vulneráveis, dizem cientistas


Pesquisadores japoneses afirmaram terem conseguido copiar a impressão digital de uma pessoa a partir de uma foto em que ela faz o sinal da paz, com dedos em formato “V”, levantando a questão de o quanto esta informação pode se tornar alvo de roubos em potencial.

— Uma pessoa pode usá-la para assumir uma outra identidade, como acessar um smartphone ou invadir uma área restrita como um apartamento — alertou Isao Echizen, professor do Instituto Nacional de Informática do Japão.

Posar para fotos com o sinal da paz é muito comum entre os japoneses.

Echizen e o colega Tateo Ogane fizeram um experimento na última sexta-feira em que eles extraíram as digitais de Echizen a partir de uma fotografia tirada a 3 metros de distância.

A imagem, de alta resolução, foi capturada por uma câmera digital DSLR (categoria de câmeras profissionais, uma sigla para “digital single-lens reflex”), com lentes de 135mm.

Equipamentos que podem extrair dados a partir de impressões digitais têm visto uma expansão rápida, ganhando lugar em telefones celulares inteligentes e laptops, entre outros, como alternativa para autenticar o acesso, no lugar de senhas.

NTT Docomo, a maior operadora móvel do Japão, afirmou não ter recebido nenhum relato de um uso indevido dos dados de clientes a partir de suas impressões digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *