ASSEMBLEIA PROMOVE SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
04 de dezembro de 2017

Assembleia do RN promove solenidade alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids


Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado anualmente em 1º de dezembro, a Assembleia Legislativa irá promover nesta terça-feira (5), às 9h, sessão solene para homenagear entidades e personalidades com destacada contribuição à causa. A solenidade é uma propositura da deputada Larissa Rosado (PSB) e visa reconhecer o trabalho prestado na luta contra a doença.

Segundo a parlamentar, o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS dá a oportunidade para que a infecção por HIV seja colocada em pauta, além de evocar as atividades de luta já em curso e encorajar novas iniciativas. “Diante do importante papel desempenhado por essa data, entendemos como justa e merecida a realização desta sessão, ocasião para homenagearmos as pessoas e entidades que prestam relevantes serviços na luta contra a AIDS no RN”, argumenta Larissa.

De acordo com tabela divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte registrou no ano de 2014, um total de 296 casos de AIDS. Em 2015, o número praticamente dobrou para 522 e, no ano seguinte, os registros foram de 605 casos.

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS foi instituído por decisão da Assembleia da Organização Mundial da Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada em 1988.

Durante a solenidade, serão homenageados: Hospital Rafael Fernandes; João Bosco Lima; Maria da Saudade de Azevedo; Kelly Escócia Formiga; Wilson Dantas Sobrinho; Juliane Dantas de Faria; Juliska Azevedo; George Antunes; João Bosco Filho; Maria de Lima Alves; Sergio Fabiano Cabral; Irami Araújo; Maria José Sabino; Gina Monte; e Esdras Gurgel.