22 de fevereiro de 2019

Área de TI do Judiciário potiguar inova com monitoramento de serviços via celular


A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (Setic) desenvolveu um sistema de monitoramento dos serviços de informática em funcionamento na Justiça Estadual. A iniciativa é um avanço porque até o ano passado, sempre que havia alguma indisponibilidade em sistemas de TI do Poder Judiciário potiguar, o acompanhamento era feito pelos computadores da Secretaria e um servidor notificava o titular da Setic, Gerânio Gomes, sobre qualquer eventual falha, quando este não estava fisicamente no prédio da unidade.

Durante um mês, o novo sistema, que avisa o secretário da queda de serviço em qualquer comarca, esteve em fase experimental e desde 14 de fevereiro passou a funcionar oficialmente.

A novidade é que agora, através do serviço de mensagens instantâneas do “Telegram”, o secretário Gerânio Gomes é notificado, diretamente pelo celular, caso haja algum problema em sistemas, como o Processo Judicial Eletrônico (PJe), por exemplo, e sobre o local em que ocorreu a queda, o que permite a comunicação direta com a unidade judiciária envolvida com o problema ou ocorrência.

Segundo Gerânio, “tudo foi desenvolvido de forma gratuita, a gente não teve custo nenhum, a nossa ideia é em breve lançar muitos outros indicadores de visualização pelo celular e alguns deles vão ser de interesse de outros setores do Tribunal”.

Agilidade

Muitas vezes, a Comarca em que o sistema falhava, perdia tempo e agilidade na prestação de serviço por não saber o momento exato em que o sistema voltaria a funcionar normalmente. O que não ocorre mais, graças ao contato direto com o juiz responsável, que é avisado quando o sistema cai e quando ele volta a funcionar.

“Nós já tínhamos esse acompanhamento dos alertas, sempre que havia uma indisponibilidade, uma queda do sistema, a gente já tinha esse acompanhamento pela tela. Eu não achava muito prático porque eu ando muito, eu queria ter isso pelo celular. Além do mais, eu recebia a informação de um servidor, uma pessoa, quando essa pessoa falhava, eu não tinha essa informação”, explica Gerânio

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