23 de agosto de 2017

Angola realiza eleição nesta quarta (23) e TSE participa como observador


Teve início na manhã desta quarta-feira (23) a votação que vai eleger o presidente da República de Angola e novos parlamentares do país. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participa como observador internacional, representando o Brasil como integrante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O representante do TSE, Izaias Abreu, da Assessoria de Articulação Parlamentar, está na capital, Luanda, desde o dia 16 para acompanhar a fase final da campanha eleitoral. Ele permanecerá até a apuração dos resultados, no próximo dia 25.

Às 6h30 de hoje, o representante do TSE já estava a caminho do município de Viana, nas proximidades de Luanda, para acompanhar as primeiras votações.

Uma das curiosidades notadas por ele foi uma senhora de 90 anos comparecendo ao local para declarar seu voto. A cena é emblemática porque esta é a primeira eleição em que há a certeza de alternância de poder, uma vez que o atual presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, está no cargo há 38 anos. Ele desistiu de concorrer a mais uma reeleição, abrindo caminho para um novo comandante do Poder Executivo naquele país.

A votação é completamente manual e os eleitores têm a ponta do dedo indicador pintada de azul para que fique registrado qual eleitor já votou. Essa tinta dura 24 horas e é a forma do sistema impedir que um eleitor se passe por outro na hora de votar.

A equipe de observadores, integrada por diversos países, tem a missão de fazer anotações e relatórios de todo o processo eleitoral, para subsidiar análises e reforçar a confiabilidade do pleito perante a comunidade internacional.

A participação de outros países nesse processo favorece a integração e a segurança política entre as nações, além de contribuir para o aperfeiçoamento democrático dos estados membros e para a visibilidade internacional da CPLP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *