alunas

Alunas de Mossoró são aprovadas para última etapa de Olimpíada Nacional


Três alunas da Escola Municipal Celina Guimarães foram aprovadas para a última etapa da Olimpíada Nacional em História do Brasil, que será realizada entre os dias 15 e 17 de agosto, em Campinas-SP. A equipe coordenada pelo professor de História Alysson Ricardo, concorreu inicialmente com cerca de 17 mil equipes. Agora, na última fase, restam apenas 305 grupos.

Na tarde desta segunda-feira (5) o professor Alysson e as alunas da equipe, Vitória Yasmin, Gislaine Mirelli e Maria Eduarda Azevedo, receberam as passagens aéreas das mãos da prefeita Rosalba Ciarlini.

“Fico muito orgulhosa de vocês. Uma escola daqui ir para uma olimpíada dessas, participando de uma seleção com 17 mil equipes, é motivo de orgulho. Parabéns também ao orientador e professor, que tem o papel de estimular e fazer com que os alunos queiram cada vez mais. A gente quer isso, que a educação avance”, parabenizou a prefeita Rosalba Ciarlini.

Foram seis etapas online onde os alunos tinham uma semana para responder as questões sobre História do Brasil de forma geral, envolvendo Sociedade, Política, Economia, Cultura e etc. A cada fase algumas equipes caiam fora, até ficar somente as 305. “O tema deste ano foi voltado para os ‘excluído da história’. A final será uma prova escrita em Campinas. Os alunos respondem a prova e os professores realizam um curso de formação durante esse período”, disse o orientador e professor Allyson Ricardo.“A gente se preparou, mas como eram muitas equipes não pensávamos que iríamos tão longe. Senti que a prefeita tem um interesse muito grande na educação e isso é muito bom”, falou Vitória Yasmin, uma das integrantes da equipe.

Além da passagem aérea, a hospedagem também será paga pelo município. A Secretária de Educação, Magali Delfino, acompanhou a prefeita durante a entrega das passagens. O resultado da última prova será divulgado no dia 18 de agosto.