Aldo Medeiros afirma que OAB em sua gestão será mais “ágil e respeitada”


O novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN), Aldo Medeiros, disse que sua gestão buscará trazer mais agilidade e respeito ao órgão, fundamentos que, segundo ele, se perderam nos últimos anos.

“Vamos com certeza tornar a advocacia no RN uma atividade mais ágil e respeitada. Estamos passando por uma fase difícil. Os escritórios têm diminuído. Cada vez mais as organizações centralizam suas defesas em estados distantes. Há um empobrecimento da advocacia, mas é um problema em diminuição”, disse o advogado em entrevista ao programa “Agora em Debate”, do jornalista Roberto Guedes, na rádio Agora FM.

Para Medeiros, conquistar isso será trazer a OAB-RN de volta às origens. Ele acredita o órgão anteriormente se mostrava omisso quanto aos problemas da sociedade e que, por isso, o protagonismo da OAB diminuiu.

“Há dois motivos para essa diminuição. Primeiro, porque o próprio funcionamento de instituições democráticas decresceu a necessidade de haver uma sociedade civil mais aguerrida. Segundo, porque em algumas situações ela [a OAB] realmente se omitiu e não deu a contribuição que a sociedade esperava, mas creio que esse seja um momento superado”.

Aldo Medeiros avalia que, hoje, a OAB está mais centrada no dia a dia dos advogados, deixando de lado parcerias com partidos políticos, e buscando mais independência para recuperar o respeito da sociedade.