Agentes Comunitários de Saúde atualizam cadastros de usuários


A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um mutirão com os Agentes Comunitários de Saúde com o intuito de cadastrar os usuários dos serviços de saúde ofertados pela Atenção Básica Municipal, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O mutirão de cadastros está acontecendo na Universidade Potiguar (UNP) e segue até o dia 17 de janeiro.

A Coordenadora da Atenção Básica, Cláudia Alencar, explica que desde a implantação do programa em Mossoró, os Agentes Comunitários de Saúde devem cadastrar os usuários na plataforma do Ministério de Saúde. E com a nova Portaria 2979/19, que instituiu o Previne Brasil, ficou estabelecido que os recursos da saúde, a partir de abril, só serão repassados de acordo com o número de usuários cadastrados para os municípios que tiverem os dados atualizados. Além de cadastrados, os usuários  devem ser acolhidos com ações e serviços de saúde.

“Os agentes devem cadastrar os usuários até o mês de abril para atualizar as informações no sistema do Ministério da Saúde. A estimativa é que sejam cadastrados 70% da população do município, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE, que é de 297 mil habitantes”, explica.

Atualmente, Mossoró conta com 470 Agentes Comunitários de Saúde, 401 na ativa. E a Secretária Executiva de Saúde, Joaniza Vale, chama atenção para a importância da população contribuir com o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, recebendo os profissionais ao realizarem as visitas em suas residências.

“Além da importância da população de receber os ACS em suas casas, eles também podem procurar a UBSs para cadastrar ou atualizar os cadastros, já que qualquer procedimento, atividade  e serviços realizados pelo sistema de saúde pública é necessário o cartão do SUS e o CPF. Para facilitar o cadastro, a Prefeitura de Mossoró disponibilizará até março notebooks, computadores e tablets para todas as equipes da Estratégia Saúde da Família”, ressalta.