14 de junho de 2019

Advogados propõem criar Comissão de Isonomia, Defesa Pessoal e Porte de Arma


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Aldo Medeiros, recebeu um grupo de advogados, na tarde desta quinta-feira (13), na sede da Seccional Potiguar. Na ocasião, os advogados apresentaram uma propositura para a criação de uma nova comissão temática na OAB/RN. Trata-se da Comissão de Isonomia, Defesa Pessoal e Porte de Arma, devido às dificuldades enfrentadas pela advocacia em obter porte de arma de fogo para defesa pessoal.

Os principais objetivos da Comissão é realizar estudos, instruir a advocacia na aquisição do porte de arma de fogo, junto à Polícia Federal, orientar sobre locais de treinamento, promover debates, palestras e cursos a respeito do tema, dentre outros.

Na oportunidade, esteve presente a advogada, Luciliane Andressa Medeiros, que ressaltou a importância de assegurar igualdade de direito entre os poderes que compõem o tripé da justiça. “O profissional da advocacia possui os mesmos riscos daqueles enfrentados por juízes e promotores, ainda que figurem em polos diversos nas demandas judiciais”, esclarece.

A advogada argumentou, ainda, que o risco da Advocacia é iminente, real e constante. “Não é raro, os advogados serem vítimas de homicídios, pois o exercício da profissão lida diretamente com os mais diversos tipos de pessoas e causas. Sendo assim, é a parte mais frágil do sistema jurídico, por não contar com a proteção estatal individual”, ponderou.

O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, orientou o grupo de advogados a formalizarem o requerimento via Dataged. “Considero uma iniciativa importante. Após feito o processo, designarei um relator para avaliar o projeto”, disse.

Participaram também da visita os advogados: João Paulo Dantas, José Gomes da Costa Neto, Alejandro David Almeida Bezerra Rendon e José Arthur Alves de Arcanjo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *