01 de março de 2019

Advogada Yara Gurgel confirma candidatura ao TRT/RN


A advogada Yara Gurgel vai entrar na disputa da vaga do quinto constitucional para o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN). Ela é mestre e doutora em Direito do Trabalho pela PUC-SP e também professora do curso de Direito da UFRN.
A advogada Yara Gurgel é crítica da ideia de extinção da Justiça Trabalhista. Ela disse não acreditar que a proposta, defendida por algumas pessoas, inclusive pelo presidente Jair Bolsonaro, seja implementada. “A Justiça do Trabalho é a que mais concilia, a que tem o maior índice de produtividade, a que mais arrecada proporcionalmente e a que mais implementa direitos fundamentais e sociais no Brasil. Então, não tem cabimento destruí-la. Não vai acontecer”, afirmou.
Yara Gurgel destacou ainda ser um mito a tese de que a Justiça Trabalhista existe apenas no Brasil. “Na Europa, praticamente todos os países têm uma ramificação especializada do Judiciário para tratar das relações trabalhistas, inclusive a Alemanha, uma das nações mais desenvolvidas do mundo”, apontou ela.
Yara Gurgel atua há 22 anos no Direito do Trabalho e, além do conhecimento já consolidado como mestre e doutora da área, está finalizando seu projeto de pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. No curso, seu orientador é o professor Jorge Reis Novais, um dos notáveis juristas de Portugal. Novais a convida todo ano para ministrar aula na instituição, substituindo-o.