3° Encontro de Bandas de Música em Mossoró fortalece cultura de bandas filarmônicas da região

3° Encontro de Bandas de Música em Mossoró fortalece cultura de bandas filarmônicas da região


Diversos mossoroenses e pessoas de cidades vizinhas puderam apreciar música instrumental, gratuitamente, durante o 3° Encontro de Bandas de Música em Mossoró na noite desta sexta-feira (09). O evento foi idealizado pelo professor da Escola da Artes do Município, Marcondes Menezes, tendo apoio da Prefeitura de Mossoró. Pela primeira vez o encontro foi realizado em espaço aberto, na praça Cícero Dias, que fica em frente ao Teatro Dix-huit Rosado, com apresentações de 10 bandas da região e de outros estados, reunindo cerca de mil pessoas.

Inicialmente, o objetivo dos dois primeiros Encontros de Bandas de Música era reunir esses artistas e propagar a arte. Para esta terceira edição o professor Marcondes entendeu que era necessário mostrar ainda mais a importância das entidades manterem suas bandas filarmônicas. “Nós percebemos que algumas bandas do interior do Rio Grande do Norte e do Brasil estavam passando por sérias dificuldades. Estavam definhando, sofrendo alguns contingenciamentos. Realmente estavam acabando. A ideia inicial do projeto era apenas fazer um encontro, mas depois eu fui vendo que a proposta não era só encontro e sim tentar mostrar para a sociedade e para os gestores públicos que as bandas têm suas importâncias na sociedade.”, explica o professor.

A música instrumental vem incluindo socialmente e apresentando essa cultura a diversas crianças, como é também o caso da cidade de Tibau. A Banda Filarmônica de Tibau, coordenada pelo professor de música mossoroense Erinaldo Justiano, de 42 anos, contratado para dar aula aos jovens de Tibau, foi a primeira a se apresentar nesta sexta. “Nós estamos com três anos. Eu comecei a formar a banda praticamente agora. São 23 alunos hoje aqui com a faixa etária de 10 a 22 anos e mais dois convidados da banda.”, explica Erinaldo, que apresentou junto com banda as músicas “Como Eu Quero”, “Amigos Para Sempre” e “Carinhoso” de Pixinguinha.

Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, professora aposentada da UERN, trouxe seu filho Ícaro José com síndrome de Down, de 25 anos, que é aluno da Escola de Música e um amante da música. “Esse momento está sendo muito prazeroso para meu filho. Isso é maravilhoso para ele. A gente vem porque ele tem muita vontade. Ele é aluno da Escola de Música e também toca na Banda de Música de Marcelino Vieira nas épocas de festas lá. Nós sabemos da necessidade dele estar participando para poder aprender um pouco mais e se desenvolver conforme as potencialidades dele.”, afirma a professore aposentada.

FILARMÔNICAS PARTICIPANTES

FILARMÔNICA MAESTRO ITANILDO MEDEIROS – ANGICOS-RN

FILARMÔNICA 15 DE DEZEMBRO – BARAÚNA-RN

FILARMÔNICA AVANÍ DOMINGOS MARTINS – CARNAUBAIS-RN

FILARMÔNICA FRANCISCO B. DOS SANTOS LULA – JUCURUTU-RN

BANDA DE MÚSICA JOSÉ ROBLES LIMOEIRO DO NORTE-CE

FILARMÔNICA MONSENHOR HONÓRIO – MACAU-RN

BANDA DE MÚSICA LUIZ DE FRANÇA DANTAS – PATU-RN

FILARMÔNICA MAESTRO ROMILDO B. DOS SANTOS – SANTANA DOS MATOS-RN

BANDA FILARMÔNICA DE TIBAU-RN

FILARMÔNICA PE. DÁRIO TORBOLI – VIÇOSA-RN

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE BANDA DE FREVO