dsds
19 de março de 2019

1ª fase do XXVIII Exame de Ordem: resultado preliminar sairá em 29 de março


A Primeira Fase (prova objetiva) do XXVIII Exame de Ordem Unificado foi realizada neste domingo (17). No Rio Grande do Norte, a avaliação aconteceu em Natal, no Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UniRN; e em Mossoró, no Colégio Diocesano Santa Luzia. A OAB/RN recebeu 1.554 inscrições em todo o Estado, sendo 1.127 em Natal e 427 em Mossoró. Na capital potiguar, 1065 examinandos fizeram a prova e 62 não compareceram ao Exame.

O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros e a vice-presidente da Ordem e presidente Comissão do Exame de Ordem da OAB/RN, Rossana Fonseca, ao lado de membros da Comissão, estiveram no local do Exame, em Natal, para desejar uma boa prova aos candidatos, juntamente com a secretária-geral adjunta, Milena Gama.

Antes de começar a aplicação do Exame, Aldo Medeiros visitou as salas e cumprimentou os examinandos. “Estaremos acompanhando todo o processo de aplicação da prova para resolver qualquer demanda que apareça. Tenham tranquilidade, façam uma boa prova e estou confiante que nos encontraremos, em breve, na solenidade de Entrega de Carteiras”, disse.

Para Irene Nunes, de 60 anos, que está na sua quarta tentativa de aprovação no Exame de Ordem, a confiança é fundamental para a realização de uma boa prova. “Essa será minha última prova. Não tenho dúvidas da minha aprovação. Me preparei e hoje farei o meu melhor neste exame. Concretizarei meu desejo e digo mais, só vou ficar feliz quando tiver com ´carteirinha vermelha´ na mão”, afirma.

A sexssagenária que sempre sonhou com a graduação em Direito percorreu diversos outros caminhos até conquistar o bacharelado. “Eu sempre quis fazer o curso de Direito, e ainda na juventude, eu morava em Manaus quando terminei meus estudos, o que hoje conhecemos como ensino médio, fiz o pedagógico, prestei vestibular e não passei. Na época senti muita vergonha, pois meu pai tinha certeza que ia passar e eu também julgava estar preparada. Durante minha segunda tentativa, me acovardei e fiz para outro curso. Não quis arriscar”, confessa.

Entretanto, o desejo ficou guardado por muitos anos. “E o Direito entrou no meu caminho depois de já ter vivenciado várias outras fases da minha vida, profissões, casamento, maternidade, netos, bisneto e a experiência de morar fora do país. Quando voltei dos Estados Unidos, onde morei muitos anos, para o Brasil resolvi estudar Direito, quis desistir porque eu já tinha o mesmo ´pic´ da turma para estudar, mas meu esposo não deixou. Me acompanhou diariamente durante os cinco anos de curso. E, aqui estou graduada e pronta para realizar meu objetivo”, revelou.

GABARITO

O gabarito preliminar está disponível em http://oab.fgv.br e http://www.oab.org.br. Já o resultado preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 29 de março de 2019.

O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá fazê-lo, da 12 h do dia  29 de  março  de 2019 às 12h do dia 1ºde abril de 2019,
observado o horário oficial de Brasília/DF. A divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva), após a apreciação de recursos, será na data provável de 10 de abril de 2019.

Já a prova prático-profissional – 2ª fase – será aplicada na data provável de 05 de maio de 2019, das 13h às 18h, no horário oficial de Brasília/DF. Os locais de realização da prova prático-profissional serão divulgados no endereço eletrônico http://oab.fgv.br.

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.